RECURSOS
Na RAM existem alguns apoios, aos quais o cuidador informal poderá recorrer, como facilitador do seu estatuto. Damos aqui algumas opções e esperamos que escolha a(s) mais adequada(s) à sua situação e usufrua dela(s).
Serviço de Ajuda Domiciliária
Consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias, aquando um ou mais membros que apresentem dependências e os familiares não tenham capacidades de assegurar uma rede de cuidados adequados. Centrado na satisfação das necessidades básicas e instrumentais de vida.
Links: Segurança Social
Subsídio de apoio ao cuidador informal principal
Visiona ajudar a colmatar as dificuldades financeiras dos cuidadores informais. Necessita idade entre os 18 anos e a idade legal para obter a pensão de velhice.
Os rendimentos do agregado do cuidador informal têm de ter um valor inferior a 576,16 por cada membro.
Links: Segurança Social
Cartão Municipal do Idoso
Este cartão tem como objetivo a atribuição de benefícios a idosos com mais de 66 anos que tenham rendimentos iguais ou inferiores ao valor do ordenado mínimo regional.
Programa de Descanso do Cuidador
Este programa foi criado para que as famílias que têm algum membro com de dependência, tenham a possibilidade de deixar o seu familiar ao cuidado do Hospital Particular da Madeira.
Serviço de Lavandaria
No serviço de lavandaria pode usufruir de serviços de lavagem e tratamento de roupa. Desta forma, idosos e as suas respetivas famílias têm aqui uma possibilidade de melhoria da qualidade de vida.
Banco de Ajudas Técnicas
Trata-se de uma resposta social inovadora que facilita a vida diária da pessoa idosa e/ou portadora de incapacidade motora, assim como das suas famílias.
Links: Porto Moniz
Serviço de Medicina Física e de Reabilitação
Este projeto tem como objetivo aumentar a qualidade de vida dos clientes, prevenindo a doença e promovendo a saúde, através da prestação de cuidados específicos na área de reabilitação ou recuperação e até mesmo na melhoria funcional.
Subsídio da 3ª Pessoa
Serviço mensal com o objetivo de ajudar o cuidador informal, sendo este um cônjuge, descendente, familiar na linha direta que coabite com a pessoa cuidada. Devem se apresentar para receber a bonificação por deficiência e dependência e para a realização das atividades de vida.
Links: Segurança Social
Centros de dia
Têm como objetivo prestar uma grande panóplia de serviços que visam promover o convívio e aumentar a autonomia e a independência de utentes com +65 anos.
É possível encontrar centros de dia nos seguintes locais: Jardim da Serra; Camacha; Ponta Delgada; Funchal; Calheta; Santana; Ribeira Brava; Ponta de Sol.
Links: Centro de Convívio Calheta
Alojamento temporário ou permanente
Esta instituição proporciona um alojamento coletivo de idosos em situações de potencial perda de independência e/ou autonomia e que não possuam condições no seu agregado familiar que lhes permitam continuar a residir em sua casa com qualidade de vida.
Links: Santa Casa da Misericórdia Calheta- Nossa Senhora da Conceição
Santa Casa da Misericórdia Calheta- Nossa Senhora da Estrela
Rede de Cuidados Integrados da RAM
O cuidador informal recorre ao Centro de Saúde da sua área de residência e pede referenciação. Objetiva ajudar as famílias na realização de atividades de vida, em idosos que apresentem limitações consideráveis ou necessitem de cuidados especializados.
Links: Santa Casa da Misericórdia da Calheta
Loja Solidária
A criação desta loja tem como objetivo atenuar as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da partilha de peças de vestuário, mobiliário, pequenos eletrodomésticos, livros, brinquedos, entre outros. Podem usufruir deste serviço os residentes na Calheta e de outros concelhos.
Outros Recursos
Dirija-se à Junta de Freguesia da sua área de residência para conhecer quais os recursos disponíveis.
Refeições ao domicílio
Este serviço tem como objetivo providenciar refeições equilibradas a idosos que não possuam capacidades para adquirir e/ou cozinhar os alimentos ou que não tenham possibilidades financeiras para manter uma alimentação saudável e completa.
Links: Santana Solidária